sábado, 30 de maio de 2009

Coreia do Norte desafia a comunidade internacional




Na última segunda, a Coreia do Norte anunciou que realizou um novo e bem sucedido teste nuclear, o segundo este ano. Na sexta, lançou outro míssil de curto alcance.
Duas provocações do governo de Pyongyang que aumentaram a tensão na geopolítica mundial.
Diversos governos demonstraram preocupação e alguns, como a Coreia do Sul e o Japão, pediram novas sanções contra o regime norte-coreano.
A China, talvez a maior aliada política da Coreia do Norte, concorda que deve haver sanções, mas age com cautela, por motivos econômicos (o país é o maior exportador da Coréia do Norte) e geográficos (teme que haja deslocamento em massa da população norte-corena em direção a China).
Os EUA já enviaram caças ao Japão e monitoram por satélite as movimentações na Coreia do Norte.
Neste sábado, o secretário de defesa norte-americano, Robert Gates, afirmou que seu país agirá rapidamente caso os EUA ou seus aliados na Ásia sejam ameaçados pelo governo norte-coreano. Segundo ele, os EUA não aceitarão a Coreia do Norte como um Estado com poder nuclear.
A Coreia do Norte, por sua vez, disse que tomará outras medidas de ''auto-defesa'' caso o Conselho de Segurança da ONU puna o país pelo teste nuclear desta semana.
Na terça-feira, afirmou que o governo do presidente Barack Obama continua hostil e declarou-se totalmente preparada para qualquer ataque dos Estados Unidos.
"Nosso Exército e nosso povo está totalmente preparado para a batalha contra qualquer tentativa dos EUA de um ataque preventivo".

Enquanto a Coreia do Norte se preocupa com a produção de armamento nuclear, sua população sofre com a fome (36% dela é subnutrida e milhares já morreram por este motivo nos últimos anos).
Há abertura para organizações humanitárias atuarem a fim de aliviar a fome da população, mas os esforços não são suficientes.
Isso acontece parcialmente por causa da corrupta liderança das forças militares. Eles interceptam muitas cargas de alimento e desviam-na aos seus soldados.
O próprio presidente Kim Jong-Il disse, certa vez, que só precisa que 30% da população sobreviva.
O governo comunista utiliza severos controles para impôr sua ideologia a cada cidadão, que inclui o culto a Kim Il-Sung e a seu filho Kim Jong-Il, o atual presidente.
A nação é considerada a mais fechada e isolada politicamente.


.

2 comentários:

  1. A Coreia do Norte deveria se autoexplodir mutuamente a si mesma e dentro dela própria.

    ResponderExcluir
  2. Huahuahahuha concordo com o Guido. É o país mais escroto do mundo!

    ResponderExcluir