sábado, 23 de janeiro de 2010

Olhos de criança

Botafogo, quase 18h. Esperando o sinal abrir para atravessar, eu olho para o lado e vejo o Cristo Redentor refletindo o brilho dos raios de sol, como se estes saíssem do próprio Cristo.
Uma visão espetacular, mas que não estava sendo vista pelas pessoas próximas a mim, preocupadas demais com o próprio cotidiano para enxergar a vida como ela é.
Às vezes, é preciso parar um pouco para admirar, para agradecer.
Especialmente em uma cidade como o Rio de Janeiro, onde vemos um cartão postal em cada esquina.
Os turistas que aqui chegam se encantam com os cenários de nossa cidade, enquanto que nós, cariocas, continuamos com os vidros fechados em um engarrafamento na Lagoa, indo à praia de Ipanema sem reparar na beleza do formato do Dois Irmãos, não se surpreendendo com a visão inesperada do Cristo a partir de muitos cantos da cidade.


Não podemos nos cansar do habitual, mas sim valorizar e reverenciar o lugar que moramos: a cidade mais bonita do mundo.
Devemos ser como as crianças, que ficam fascinadas com tudo, já que tudo é inédito para elas. Por que só o novo nos causa fascínio?
Uma imagem, quando vista pela décima vez, permanece tão bela quanto da primeira vez, o que muda é o nosso olhar já acostumado, já envelhecido.
Então voltemos a ter olhos de criança.
A vida é muito mais bela do que a gente costuma ver. É preciso apenas ter os olhos certos para enxergar.

.

3 comentários:

  1. E não é verdade? O preço que se paga por viver aqui é não sabermos valorizar essa cidade como deveríamos, chega a ser covardia... Temos que nos esforçar!

    Já te disseram que você escreve bem pra caralho?

    ResponderExcluir
  2. Claro que temos um cenário lindo, e que o carioca não vê a beleza da própria cidade, mas acho que teria que ter um fundo de realismo, eu sei que os problemas estão estampados em todos os lugares, mas tem que ver o rio não só com olhos de criança da classe burguesa.

    ResponderExcluir
  3. Mas os problemas da nossa sociedade não diminuem a beleza natural do Rio, se nós, cariocas, não valorizarmos nossa cidade, quem irá fazer isso? os paulistas? huahuaha

    ResponderExcluir