Três livros lidos recentemente (“Francisco de Assis”, “1984” e “O Símbolo Perdido”) me fizeram escrever esse pequeno texto, uma breve exposição de idéias.
Em cada época, sempre existiram pessoas mais esclarecidas do que a grande massa. São os chamados “a frente de seu tempo”. Estes conseguem enxergar além, conseguem ver o que as pessoas ao seu redor não conseguem, já que ainda não são capacitadas para tal.
São geralmente considerados loucos ou meros rebeldes, pois não se enquadram no padrão pensante da época em que vivem. No geral, são compreendidos apenas gerações mais tarde. Em vida, sofrem e morrem por suas idéias.
A evolução não seria possível se ao longo dos séculos não houvesse surgido esses gênios capazes de fugir do óbvio.
A missão dessas pessoas era justamente essa: promover a renovação, permitindo assim o ciclo evolutivo da existência humana.
Exemplos não faltam ao longo da história: Francisco de Assis, Gandhi, Einstein, Da Vinci e tantos outros, cada um com sua função, sempre de especial importância.
A ignorância é o pior dos males, porém ela é essencial para o controle correto da evolução, já que tudo tem sua hora de ser e é prejudicial antecipar as mudanças, as rupturas.
O tempo certo para que ocorra uma real mudança evolutiva é quando a maioria das pessoas está pronta, espiritualmente, para ser parte dessa nova realidade.
Exemplos ruins também fazem parte desse processo. Assim, as pessoas enfrentam todo o sofrimento causado por serem ainda ignorantes, imperfeitas e viverem em um mundo ainda impuro. Passando bem por essas difíceis tarefas em vida, se tornam cada vez mais iluminadas.
Não existe crescimento sem dor. Não saberíamos o significado da luz se não conhecêssemos a escuridão.
.
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Com certeza existem pessoas mais evoluidas espiritualmente, e eu acredito que elas tem consciência dessa condição e sabem reconhecer e entender as outras pessoas também evoluidas. Só não sei se essa é uma condição que se adquire ou se simplesmente se tem ou não.
ResponderExcluirNos últimos tempos acho que está caindo a ficha das pessoas para essas questões. Podemos estar vivenciando um periodo de renovação na história da humanidade.
Mas enfim, mais um belo texto, parabéns! ;)
Como discutimos hj na praia, é o que fala o espiritismo. Esses seriam os espíritos evoluídos.
ResponderExcluirNão sei se a humanidade chegará a um estágio de evolução a ponto de que todos consigam entender essas questões. Mas como disse o André caminhamos a passos largos.
Estás jogando uma bela carreira de jornalista no lixo. E olha q quem está falando sabe reconhecer um talento qnd olha pra um.