sexta-feira, 10 de abril de 2009

Sobre meios de comunicação e censura

No mundo globalizado em que vivemos, o alcance dos meios de comunicação é enorme. Essa abrangência, que foi permitida pela difusão tecnológica, faz com que aumente a responsabilidade das emissoras de televisão, rádios, jornais, sites , ..
Deve-se ter a exata noção de que esses veículos produzem conteúdos que são vistos no Brasil todo, para diversos tipos de cultura. Ainda mais em nosso país, onde essa diversidade cultural é tão rica.
As notícias que chegam a essa população tão diversificada ajudam a formar opiniões e a definir comportamentos.

Não cabe mais, em pleno século 21, o ato de censurar algum órgão de comunicação, já que a liberdade de expressão é um direito inquestionável. As pessoas devem receber várias informações, mesmo contrárias, e a partir delas tirar suas próprias conclusões.
O dever dos profissionais da comunicação é levar às pessoas um bom conteúdo, com imparcialidade e, acima de tudo, qualidade. O profissionalismo deve ser a característica primordial desses ''transmissores da informação''.

Assim, para serem possíveis relações de liberdade e democracia, é muito importante que os meios de comunicação e seus profissionais tenham responsabilidade, respeito com a diversidade de público e compromisso com a qualidade.
Como consequência, teremos uma população com maior nível de conhecimento e poder crítico, fatores importantes para a diminuição das desigualdades sociais e, conseqüentemente, para a construção de um país melhor para todos.

..

Nenhum comentário:

Postar um comentário