sexta-feira, 12 de março de 2010

Política externa do governo Lula

O governo Lula apresenta uma interessante política externa.
O objetivo é claro: incluir o Brasil no grupo de países mais influentes do mundo e, assim, conseguir a tão sonhada vaga no Conselho de Segurança da ONU. Para tal, inúmeras medidas foram realizadas, especialmente nesse último mandato.
A participação do nosso exército na pacificação do Haiti (e após o terremoto, na restauração) é um destes feitos. Mostrar envolvimento e participação ativa em ajuda externa é importante para quem quer obter níveis mais importantes nos organismos internacionais.

Outra questão que pode ser citada é em relação ao FMI. O Brasil, de devedor passou a credor. Como o próprio Lula diz “nunca antes na história deste país” vimos algo assim. Representou a quebra de uma herança maléfica.
Porém, o mais importante é a característica da nossa diplomacia. Não possuímos relações estremecidas com nenhum país, embora tenha havido motivos para tal (vide o caso da nacionalização, pela Bolívia, do gasoduto da Petrobras). Mantemos diálogo aberto com presidentes altamente questionáveis, como o do Irã e da Líbia, mesmo contrariando a opinião de potências como os EUA.
Isso é importante, pois nos coloca como um país dialogador com todos, o que nos tornou o mais importante mediador internacional. Por outro lado, até que ponto isso vale a pena, quando se está legitimando governos anti-democráticos?

A admiração do Obama e do Sarkozy, que disse que Lula “é o cara”, não é em vão. Crescemos muito nos últimos anos.
Se Fernando Henrique ajeitou a economia, Lula nos deu projeção internacional. Resta saber se o próximo presidente dará continuidade ao que está sendo feito de bom e melhorará o que há de ruim.


* Do Informômetro

2 comentários:

  1. A força do Brasil tbm se mostra nas disputas da OMC, nunca perdemos nenhuma.

    O Lula cresceu com o Brasil nesses 8 anos de governo. Sua postura é totalmente diferente daquele operário que subia ao governo em 2002. Se hj temos um nome reconhecido lá fora, devemos mt a ele.

    Seu governo, assim como todos os outros, também foi marcado por problemas, mas devemos levar em consideração que o brasileiro vive mt melhor hj do que há 8 anos atrás.

    Tbm espero q seu sucessor possa dar continuidade a esse trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa análise, realmente Lula conseguiu alavancar consideravelmente nossa política externa, é possível perceber que somos uma nação respeitada internacionalmente nos dias atuais.

    Gigantes da economia como os EUA e as potências européias já nos observam de outra maneira. Hoje em dia somos a grande força político-econômica da América Latina. Alguns escândalos recentes mancharam a história do Partido dos Trabalhadores, porém, nenhum deles é capaz de apagar e diminuir o que Lula fez por nosso país

    É notório que FHC estabilizou a economia e deu continuidade ao bem sucedido Plano Real (criado durante o governo de Itamar Franco), vale lembrar que a situação que o país se encontrava anteriormente era caótica, devido ao péssimo desempenho de Collor na Presidência da República.

    Mas o ex-metalúrgico consegue ser diferente de todos, quando acerta e até mesmo quando erra, muito disso se deve ao seu carisma. Com ele no poder o Brasil ganhou cara de Brasil.

    ResponderExcluir