sexta-feira, 19 de março de 2010

"Sejamos realistas, peçamos o impossível"

Mobilização popular é algo fundamental para que as mudanças ocorram.
A história nos mostra isso. Ir para as ruas protestar sempre foi eficaz, quando o resultado não foi imediato, serviu para plantar uma semente importante para mudanças futuras.
Os estudantes sempre foram peça-chave nesses processos. No "Maio de 68" na França, os estudantes, principalmente os da Sorbonne, liderados por Daniel Cohn-Bendit, montaram barricadas no Quartier Latin para exigir mudanças no ensino e questionar os valores da sociedade francesa.
As manifestações tomaram proporções assustadoras, contando com inúmeras greves de estudantes e trabalhadores. O Maio francês foi sufocado, mas foi um fator determinante para a saída de De Gaulle do poder no ano seguinte.


No mesmo ano de 68, os estudantes brasileiros iam às ruas para lutar contra a ditadura instalada no país. A manifestação mais expressiva foi a "Passeata dos Cem Mil". Ela foi inflada pela revolta com a morte do estudante Edson Luís na invasão do Calabouço, apenas um dos fatos lamentáveis ocorridos no período, assim como o incêndio do prédio da UNE e o "Massacre da Praia Vermelha".
Vladimir Palmeira, hoje deputado federal pelo PT, e Franklin Martins, hoje ministro da Comunicação Social do governo Lula, eram dois dos mais importantes líderes do movimento estudantil.


Depois veio o início da abertura política com Figueiredo, a força dos trabalhadores com o PT, o "Diretas Já", a democratização, o "Fora Collor", a estabilização econômica e política com FHC, culminando com a consolidação democrática e o crescimento do nosso país com Lula.
O PT, enfim, chegou ao poder. E o poder mudou o PT.
Figuras de caráter inquestionável (Gabeira, Marina Silva, Chico Alencar e Heloísa Helena) perceberam que o PT não era mais o partido de esquerda incorruptível de antes. Quem hoje vê José Dirceu e José Genuíno flagrados em atos de corrupção se sentem traídos, já que estes, quando não estavam no poder, sempre levantaram a bandeira da ética.


Em troca da governabilidade (o presidente depende do Congresso para governar), acordos devem ser feitos. Mas a ideologia do partido e do presidente devem estar acima de tudo. Muitos políticos acabam se sujando em busca do poder. Política é assim. E é por isso que o povo, e os estudantes, devem estar sempre fiscalizando a conduta de nossos representantes.
Que sigamos o exemplo de tantas gerações que fizeram valer a sua voz e conquistaram tudo o que temos hoje.

.

3 comentários:

  1. "O PT, enfim, chegou ao poder. E o poder mudou o PT."

    Dê poder ao homem e verás quem ele é...

    Infelizmente é assim q a politica funciona. É um jogo de interesses, acabaram-se as ideologias.

    ResponderExcluir
  2. Acho que foi seu melhor texto,incontestável esse fato.Mostrei para minha mãe,ela achou excelente também rapaz.Título ótimo.É assim que as coisas são nesse Brasil,é evidente que o PT foi de grande valia nas suas reivindicações,mas mostrou a verdadeira face ao assumir o poder.A política externa do Lula é muito boa,mas a interna,que é o que realmente importa,continua em frangalhos.

    ResponderExcluir
  3. Toda forma de protesto, desde que pacífica, é válida. Permite que o povo expresse suas críticas e lute por seus ideais.

    ResponderExcluir